O método Pilates ou contrologia é um sistema de exercícios, elaborado pelo alemão Joseph H. Pilates no início do século XX, que trabalha a consciência dos movimentos proporcionando condicionamento físico e mental. Com exercícios realizados em solo ou em equipamentos especialmente projetados para desenvolver o corpo uniformemente, melhora a postura, fortalece os músculos e define o abdômen. Desenvolve a vitalidade, revigora e proporciona o domínio da mente sobre o controle do corpo.
Para que o método de Pilates funcione os exercícios devem ser feitos com certos princípios em mente. Os princípios de Pilates são: centralização, concentração, controle, precisão, respiração e fluxo. Esses princípios são fundamentais para alcançar os resultados desejados. Esses princípios são os que separam Pilates de muitos outros exercícios que podem abordar os aspectos físicos do bem-estar, mas não trabalham para integrar os elementos mentais e emocionais da saúde.
O Pilates alonga e aumenta a mobilidade das articulações e quando praticado corretamente e orientado por instrutores qualificados proporcionam resultados rápidos: harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular, resultando em um corpo mais jovem, saudável, flexível e harmonioso.
Além do condicionamento físico o método Pilates é também indicado para prevenção e reabilitação de lesões e outras patologias. A aula é elaborada e supervisionada por um instrutor que orienta um aluno ou pequenos grupos, cujos exercícios são direcionados às necessidades e objetivos de cada pessoa. Assim, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e de todos os níveis de condicionamento físico, desde o sedentário, até o atleta de alto nível.